16 de dezembro de 2012

Saiba Mais sobre Colorimetria

Pessoal hoje vou falar um pouquinho sobre colorimetria que é muito importante para realizar alteração da cor dos cabelos.
Primeiramente eu gosto de dizer que colorimetria chega a ser uma arte, um profissional que conhece bem as técnicas de colorimetria salva a cor do cabelo de uma pessoa.
Pra começar a Colorimetria nada mais é que o estudo das cores. Se tratando de cabelos é muito importante para indicar uma boa coloração e até mesmo para eliminar ou diminuir um efeito indesejado de uma coloração.
Na cor dos cabelos naturais existem três pigmentos primários que são o Azul, Amarelo e Vermelho, e da mistura dessas cores se formam as cores secundárias sendo assim:


 Sabendo este principio já conseguimos evitar cores indesejadas no cabelo, como por exemplo um cabelo loiro dourado que puxa bastante para o amarelo e deseja deixar um tom acinzentado não pode jogar a coloração logo de cara pois amarelo com azul (que representa o cinza) daria um resultado verde. 
Na colorimetria também é muito usado a Estrela de Oswald, que serve muito para ajudar o profissional a neutralizar os tons indesejados, pois basta utilizar a cor oposta descrtita na estrela para neutralizar o tom.





Por exemplo: Se a pessoa está com o cabelo laranja o ideal seria usar um tom acinzentado que sempre aparece na colorimetria como azul. Da mesma forma um cabelo avermelhado deve utilizar um tom de mate que seria esverdeado.
 Esses conhecimentos ajudam muito na hora de colorir ou descolorir os cabelos para que a pessoa não sofra com uma cor diferente da desejada.
Nas tintas de prateleira temos diversas cores para escolher porém elas vem sempre acompanhadas de números, vou explicar estas numerações.
Algumas cores só apresentam um número já outras apresentam um número ponto outro número. O primeiro número representa a altura de um tom. E os demais números depois do ponto são os reflexos, as nuances referentes a altura do tom. Sendo assim:


TOM

 1.0 = Preto
 2.0 = Preto Azulado
 3.0 = Castanho Escuro
 4.0 = Castanho Médio
 5.0 = Castanho Claro
 6.0 = Loiro Escuro
 7.0 = Loiro Natural
 8.0 = Loiro Claro
 9.0 = Loiro Muito Claro
10.0 = Loirro Claríssimo
11.0 = Loiro Ultra Claro
12.0 = Loiro Super Clarissimo

Nuances ou Reflexos (números que vem depois do tom)
.1 = Acinzentado (Azul na estrela de Oswald)
.2 = Mate ou Irisado (Verde ou Roxo)
.3 = Dourado
.4 = Acobreado (laranja)
.5 = Acaju (avermelhado)
.6 = vermelho
.7 = Marrom

 Obs: Dependendo do fabricante o .2 pode ser mate ou irisado neste caso é necessário olhar também o nome da coloração.

Vocês devem estar se perguntando: " Danyi, mas e aquelas cores que tem dois números depois do ponto?"
Ex: 6.31 que seria Loiro Escuro Dourado Acinzentado (na verdade ele é quase um loiro que se chama de mel). Neste caso quando depois do ponto se tem 2 números a coloração terá aqueles 2 reflexos sendo o primeiro número depois do tom mais forte e o segundo mais fraco. Então temos os reflexos primários que serão mais fortes e os secundários que servem mais para realçar ou disfarçar os reflexos primários. 
Sabndo um pouquinho disso fica mais fácil mudar a cor dos cabelos hehehe sem susto!

Fica a Dica :) Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela mensagem, sua participação é muito importante para mim!