20 de março de 2013

Caderno de Organização

Olá meninas! O blog está com problemas em alguns gadgets, por isso está faltando algumas coisas, mas o mais importante que são as postagens está tudo certo! rsr Estou fazendo o melhor que posso pra resolver os problemas o mais rápido possível mas também com qualidade por isso está demorando um pouco, me desculpem.
Vamos ao que interessa! No post anterior (este aqui) eu havia falado sobre o caderno de organização que pode nos ajudar na administração do tempo. Eu aprendi a fazer com a lindinha Fran do Blog Morando Sozinha, esse blog é maravilhoso e a Fran é uma doçura. Mas hoje em dia está bombando esses cadernos pela blogosfera...tá todo mundo fazendo! rsrs Então não será dificil você achar idéias para fazer o seu.
Vou mostrar o meu para vocês:

Eu tinha um caderno em casa daqueles de 10 matérias, mas a capa era simples, resolvi decorá-la:


Encapei com um papel de presentes marrom com bolinhas rosas, usei marcadores adesivos de página, comprei aqueles decalques para parede e colei algumas cianinhas (fitinhas) com cola quente para dar um charme.

Com relação as divisórias usei as padrões que todo caderno de organização deve ter e acrescentei outras de acordo com as minhas necessidades de organização, então você também pode selecionar as suas:


Caixa de Entrada: É onde fica todos os compromissos que você não pode esquecer, coisas no geral como consultas com médico, um programa que você quer assistir, um aniversário, um evento...enfim, qualquer coisa que você não pode esquecer. Você colocará em ordem de acordo com as datas e prioridades na próxima aba. O que é urgente e importante eu coloco escrito com caneta rosa, as tarefas de média prioridade escrevo de preto e os de baixa importância escrevo em azul claro.

Rotina: Nessa aba você coloca a sua rotina com as horas estabelecidas para a realização de cada uma delas, exemplo: 08h acordar- 8h30 caminhada- 9h banho- 13h curso, etc. Aquelas anotações que você fez na caixa de entrada será organizada aqui de acordo com a data que deve ser executada. Pode parecer besteira colocar coisas como acordar, tomar banho, tomar café, escovar dentes...mas sério, se você quiser realmente organizar sua vida e evitar desperdicios de tempo terá que cronometrar todas as suas atividades até mesmo para que você se policie! Não precisa entrar na neura também é só pra você ter uma base do tempo que você gasta com cada tarefa, como eu havia dito no post anterior é importante deixar alguns horários livres sempre que possível pois é neles que você coloca aqueles eventos que aparecem de última hora.

Projetos/ Metas: Essa aba é aquela onde você coloca todas as suas ambições, metas, planos e projetos, desde coisas simples a mais complexas. Lembram do post sobre " O segredo", então! rsrs É aqui que você colocará as coisas que você deseja fazer, vale colocar fotos, imagens ou apenas escrever. As metas de curto prazo eu escrevo em roxo, as de médio prazo rosa e as de longo prazo em preto. Quando você determina essas metas automáticamente você pensa em algo que pode fazer para que elas se concretizem e é isso que é legal pois dependendo do que for você já pode acrescentar anotações na sua caixa de entrada para definir datas para as realização delas, e logo você estará colocando elas na sua aba de rotina! Ehhhh concretização de metas! Muito bom! =D

Finanças: Essa aba é muito boa e ajuda bastante nas contas do mês, é interessante você anotar tudo o que entra em dinheiro bem como tudo o que sai. Assim, com tudo anotado fica mais fácil controlar os gastos e evitar desperdícios. 

Wishlist/ Compras: Aqui você coloca tudo o que você precisa/quer comprar, eu separei também por prioridades através das cores de canetas, mas você também pode divir por coluna do que é necessidade e do que é apenas vontdade! O caderno também ajuda na compulsão! rsrsrs

Blog: Bom eu tenho esse compromisso, então nessa aba eu coloco idéias de postagens, possíveis parcerias, metas específicas, redes sociais, etc. Tudo relacionado ao blog. Mas se você possui outra atividade você pode colocar como por exemplo, dieta, plano de atividade fisica, algum esporte que você tenha, enfim algo do seu dia-a-dia que você queria dar uma atenção mais especial.

Estudos: Eu faço curso e faculdade, então preciso fazer algumas anotações, além de novos cursos que aparecem, aqueles cursos rápidos, palestras, eventos referente ao curso ou faculdade...tudo vai para essa aba.

SNI/ Religião: Bom eu sou simpatizante da filosofia da seicho-no-ie, e estou me tornando praticante. Até posso falar sobre isso em um outro post. Então reservei uma aba para que eu possa fazer as principais anotações sobre os eventos, palestras e encontros, além do diário de elogio e relógio do sol. (Falo sobre isso futuramente ok? rsr). Se você possui sua religião ou outro tipo de ocupação como terapia ou alguma doutrina, algo que necessite de alguma atenção você pode acrescentar a sua aba de acordo com sua necessidade.

Pessoal: Aqui eu coloco qualquer coisa que seja pessoal, algo que tenha acontecido que eu acredite ser necessário fazer alguma observação, nada muito detalhado, afinal de contas o caderno não tem senha para ser aberto e nem cadeado...rsrsrs

No verso da capa eu escrevi um poema de Fernando Pessoa que a queridissima blogueira Stefani Soares do Blog Feminices!! me mandou em um comentário super fofo no post das metas (esse aqui).

Bom meninas essas foram as minhas abas, você pode selecionar a suas de acordo com seu interesse. A caixa de entrada, rotina, finanças e projetos eu recomendo que todos a tenham pois elas são a base, se você começar a fazer o seu caderno vai perceber que uma aba se corelaciona com as outras. 
Eu deixei espaços no meu caderno, caso futuramente eu pense ou tenha necessidade em criar uma nova aba. O meu caderno é grande, mas você pode usar um pequeno que é mais versátil para você levar em todos os lugares. Ou então você pode usar o grande para ficar mais organizado caso sua vida seja super agitada rsr e passar para um caderninho menor somente a tarefa do dia enquanto você estiver fora de casa. 
Tenha cuidado com seu caderno ao sair com ele de casa, pois por conter dados importantes como sua rotina, seus planos, e finanças não pode correr o risco de cair em mão de terceiros.
Outra dica que eu dou meninas é se você possui celular com uma certa tecnologia sabe (diferente do meu rsrs) você pode usar alguns aplicativos com essa mesma finalidade, ou então instale no seu pc ou tablet, sem dúvidas é mais seguro!

Bom meninas por hoje é isso, posso falar futuramente mais detalhadamente sobre cada aba e dar dicas de como fazê-las. Espero que vocês tenham gostado, depois eu conto se este método me ajudou ou não, mas logo de cara já gostei. O interessante é que você tenha um motivo para fazê-lo, que deveria ser organizar seu tempo, e não fazer apenas porque tá na moda! rsrs
Se vocês possuem e usam este método de organização compartilhem se funciona ou não...certo meninas? Tô sentindo falta de vocês nos comentários... :( rsrsrs

Bjo bjo, até logo =D

Posted by   D. Rigby


 

 


10 comentários:

  1. Eu também fiz o caderninho da organização, mais preciso me dedicar mais a ele.
    Adorei o modo que você fez para organizar o seu caderno.
    Beijos

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika! Obrigada pela visita e pelo comentário! Pois é menina ele é muito bom mas tem que seguir mesmo! rsrsrs
      Obrigada...tentei organizar de uma forma prática pra mim e vai que ajuda outras pessoas né?! rsrs

      Bjo bjo até mais!

      Excluir
  2. Eu realmente preciso de um caderno desses.


    http://por-todaparte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Twany!Ele realmente ajuda desde que você siga certinho a proposta dele... rsrs
      Se fizer o seu depois comenta ok? :)
      Bjo bjo até logo! Obrigada pelo comentário e pela visita!

      Excluir
  3. Olá!! Obrigada por seguir e pela visita ao meu Blog!
    Já estou seguindo de volta, achei seu blog muito bom! :)

    Bjo bjo até logo! Volte mais vezes! =D

    ResponderExcluir
  4. Aiiii Dani que lindo o Caderno vou fazer um pra mim também e obrigada por lembrar de mim sabe que te adoro né... eu estava sumida mais amanhã já tem post novo e volto a atualizar o blog sempre... de todos os cadernos decorados que vi o seu foi o mais bonito,vou fazer um pra mim preciso de um lindo como o seu.. beijus minha linda Saudades imensas

    http://feminicessores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh amore...eu que adoro você! rsrs Você sempre tão atenciosa...
      Obrigada...eu tentei deixar ele bonitinho..hahah pra ficar mais personalizado.
      Faz sim..e depois mostra tá? rsrs
      Ai que ótimo que você voltou..já estava estranhando sua ausência.. :)
      Bjo bjo saudades tbm!

      Excluir
    2. To de volta sim rs... eu estava tomando decisões importantes para minha vida e precisava desse tempo mais já to de volta e agora pra ficar beijusssssssss minha lindona!!!

      Excluir
    3. É as vezes precisamos de um tempo pra por as coisas em ordem! Que bom que você voltou! =D

      Bjo lindona...até loguinho!

      Excluir

Obrigada pela mensagem, sua participação é muito importante para mim!